top of page

Definição

A poética do encontro Humano, assim define Rolando Toro em poesia a sua criação. O sistema Biodanza® criado na década de 60 nasceu da sua inquietude em transformar o conceito de saúde, saindo de uma perspectiva intervencionista e humanizando a medicina a partir de um sistema profilático.

Integrada na base cientifica da Biodanza® há conceitos que vão desde a Biologia à Antropologia, da Psicologia à Sociologia, e nos seus últimos anos de viva dedicava-se a buscar na neurociência e física quântica novas conexões - uma abordagem transdisciplinar. Na sua base filosófica Rolando dispõe o homem como parte de igual e semelhante valor de vida – Princípio Biocêntrico – em contraponto a visão antropocêntrica vigente na atualidade em que o homem se coloca como o centro, o melhor resultado do processo evolutivo de vida.

 

O Sistema Biodanza® nos convida a viver uma inversão epistemiologica do processo de aprendizagem: inicialmente experimentar a vivência do aqui e agora, e depois, de forma natural e orgânica permitir-se construir sua própria experiência cognitiva do viver.

 

O Objetivo da Biodanza® é:

- a conexão cerebral entre os hemisférios cerebrais restaurando o funcionamento fisiológico natural e orgânico do nosso corpo;

 

- a partir dessa experiencia, surge a possibilidade de uma integração entre o sentir, pensar e agir, resgatando assim a integralidade do ser no cotidiano da vida;

 

- tudo isso, inserido num contexto, onde reavivamos o nosso potencial afetivo de vinculação conosco, com o outro e com a totalidade em que estamos inserido.

 

A possibilidade de expressão integrada do nosso ser conectado no aqui e agora, dentro de um ambiente afetivo, aos poucos diminui os padões competitivos, defensivos e por conseguinte separativista que nos mantem num estado de alerta e stress constante. De dentro para fora restauramos a saúde, resgatamos a nossa capacidade de vinculação saudável, nos tornamos autores da nossa própria força de mudança interna que por sua vez passa a se expressar no nosso dia-a-dia. 

 

Essa integração acontece no nível motor e emocional. Ela e orgânica, progressiva e natural, restaura a sabedoria celular geradora de vida saudável e resgata a autonomia do individuo frente à diversidade natural do viver.

 

A expressão durante os encontros de Bidanza® se dá através da integração: música, movimento e vivência que possibilita surgir/aflorar criativas formas de comunicação, relacionamentos e inteligências que nos são intrínsecos, mas cuja expressão vamos perdendo, negligenciando por várias razões.

 

Nos encontros de grupo na Biodanza® resgata-se o significado original da dança: movimento pleno de sentido, trazendo assim ao cotidiano das ações uma vida que se dança. A convivência em grupo constitui-se num re-aprendizado, um estímulo a nos sentirmos individualmente contribuintes à manutenção harmoniosa do coletivo.

 

Instrumento potente de transformação social, a Biodanza® toca cada pessoa com uma linguagem capaz de ser compreendida por qualquer ser humano em qualquer parte do planeta: a música, os gestos, a dança e o olhar. Sendo uma atividade essencialmente de grupo, tem a capacidade de atingir muitas pessoas em diversos tipos de situação econômica e social, resgatando expressões pouco estimuladas na nossa sociedade – a afetividade, a integridade e a cidadania.

 

Como sistema de desenvolvimento humano, Biodanza® é atualmente utilizada em muitos países: Brasil, Chile, Argentina, Equador, Perú, Bolívia, Colombia, Venezuela, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Rússia, Áustria, Bélgica, Irlanda, República Dominicana, Estado Unidos, Canadá, África do Sul, Japão e Austrália, entre outros e em instituições de saúde, ação social, educação e empresas.

 

Na Repúblia Dominicana já vem sendo aplicada como prática de educação e saúde pelo governo do estado. No Brasil, hoje, é reconhecida pelo SUS como prática integrativa e complementar de saúde, já sendo aplicada no SUS na Cidade do Recife.

 

O que você vai encontrar num grupo de biodanza®?

 

PESSOAS – a identidade se revela na presença no outro; o grupo é o ecossistema onde as infinitas combinações de encontro promovem a expressão de múltiplos potenciais.

MÚSICA – uma linguagem universal capaz de nos despertar a sensibilidade e impulsionar emoções e vivências específicas.

VIVÊNCIA – a experiência comovente de se “estar vivo” e que na sua totalidade é capaz de promover transformações integrais. As vivências são o solo fértil nutridor da consciência.

MOVIMENTO-DANÇA – a dança incorpora a totalidade do corpo;  a via régia da vivência.

POESIA – o resgate do encantamento no encontro consigo mesmo, com o outro, com o universo; a linguagem afetiva que devolve aos gestos do cotidiano: A poética do encontro humano!

    bottom of page